- Saúde pública e epidemiologia – Abordagens de saúde pública à saúde materna e neonatal, medindo a mortalidade e morbilidade materna, neonatal e infantil e factores de risco, indicadores e medições para o planeamento, monitorização e avaliação de programas de saúde materna e neonatal.
- Sistemas de saúde – Os blocos fundamentais, estruturas de suporte para a implementação, melhoria da qualidade e ferramentas incluindo auditorias clínicas, desenvolvimento de protocolos de saúde. Hospitais amigos de mães e bebés e controlo de infecções.
- Programas especiais – O papel dos homens como parceiros na saúde sexual, reprodutiva e no parto. Contacto com adolescentes: saúde reprodutiva sexual e gravidez na adolescência; Abuso de substâncias: álcool, marijuana, outras; Abuso de crianças, adopção, órfãos; Gravidez não planeada/indesejada e aborto induzido; Idade e número de partos; Problemas sociais para as mulheres, crianças, famílias e comunidade; Migração urbana.
- Promoção e advocacia da saúde – Princípios da promoção da saúde, recolha de informação para o desenvolvimento da promoção da saúde, e promoção da saúde dirigida; Acção e participação comunitária; Abordagem para aumentar a consciencialização junto das mães acerca da importância da nutrição, comportamento sexual, infecções.
- Investigação e evidências – Uso de evidências em programas de saúde e métodos de investigação – investigação de acção participativa, ética, fontes de financiamento; Gestão de desenvolvimento, auditorias e planos de actividades.
- Recém-nascidos e cuidados neonatais – Recém-nascidos – gestão imediata do recém-nascido incluindo bebés prematuros (aquecimento, nutrição, prevenção de infecções, avaliação, cuidado «canguru»). Neonatos – abordagens clínicas a problemas neonatais frequentes e prevenção, cuidados neonatais baseados na comunidade. Sessões práticas de neonatologia – nutrição e gestão de fluídos. Formação em equipamento utilizado frequentemente em cuidados a recém-nascidos e neonatologia.
- Saúde materna: Actualizações clínicas e capacitação – Saúde reprodutiva e de género – conceitos e ferramentas para a análise de género, desigualdades com base no género, generalização da igualdade de género em instituições, ligação do género à saúde; Técnicas de ensino; Identificação de condições pré-natais que predispõem a complicações. Relação entre saúde materna, gravidez, parto e resultados nas crianças; Avaliação e gestão de risco materno e neonatal. Abordagens clínicas a problemas maternos frequentes; Prevenção e gestão de emergências obstétricas frequentes – PPH, eclampsia, sépsis, aborto; gestão da mulher durante o parto; gestão de HIV e DSTs – testagem no ponto de cuidados médicos, PMTCT; Gestão da mulher grávida positiva ao HIV e criança positiva ao HIV.
|
Connect with us
Any questions?
If you cannot find the answer on our FAQs page, feel free to get in touch by emailing .